terça-feira, 19 de agosto de 2014

Recuperando lâmpadas fluorescentes compactas econômicas

O objetivo deste post é mostrar a possibilidade de se recuperar lâmpadas econômicas. Na verdade, uma forma de através de através de de algumas delas, de repente conseguir perfazer uma funcionando. 


  • Essa é uma lâmpada de 30W, que parou de funcionar. 
 



  • Para abrir a lâmpada, utilizei uma chave de fenda. Tente abrir enfiando uma chave de fenda fina na emenda entre as 2 partes. Caso não consiga, como foi o meu caso, coloque uma chave de fenda paralelamente ao risco da emenda e bata levemente na cabo da chave com um martelo,tomando cuidado para não quebrar completamente ou acertar o vidro da lâmpada.



  • lâmpada aberta



  • Corte (ou desenrole) os fios que vem lâmpada e são conectados aos 4 terminais da placa de circuito impresso. Uma inspeção visual inicial permite verificar as chances de o reator estar pifado (reator ou componentes bastante escurecidos), mas algumas coisas podem ser analisadas, tais como: fusível queimado, capacitores estufados, trilhas da placa interrompidas, semicondutores com problemas, etc. No meu caso, embora a lâmpada estivesse escurecida num dos segmentos, era o reator que estava com problemas. Aproveitei-o somente para a retirada de alguns componentes.






  • Para essa próxima etapa, você precisará de um reator eletrônico que esteja bom. No meu caso, peguei um de uma lâmpada de 59W que teve o vidro quebrado. Transformei essa placa num reator para testes, soldando um cabo com tomada aos fios que estavam ligados ao soquete e 4 garras jacaré nos fios que estavam ligados à lâmpada (ver próximas fotos). Dessa forma, posso testar outras lâmpadas futuramente.





  • Teste mostrando que o bulbo da lâmpada está funcionando, e portanto a troca da placa do reator deve resolver.





  • 2 próximas fotos mostrando o acondicionamento da placa do reator de testes dentro de uma caixa de fita isolante, cujo tamanho deu exatamente certo para a aplicação.







  • Soldagem de fios aos terminais da lâmpada, para posterior conexão soldagem à placa do reator



  • Soldagem dos fios da lâmpada ao reator retirado de outra lâmpada de 25W. Neste caso, mesmo o reator sendo de menor potência, provavelmente deve ser construído com uma certa folga que foi suficiente para funcionar a lâmpada de 30W. Obs.: comparei reatores de diversas lâmpadas de 15W, 20W, 25W e 30W. Os projetos de reatores podem diferenciar dependendo da marca, mas para os de 20W a 30W que analisei, os projetos são muito semelhantes, com os mesmos transistores (13007), diodos, trafos, capacitores eletrolíticos, etc.



  •  Após colocar o reator dentro da reator ou componentes bastante escurecidos e fechá-la novamente, o teste mostrou que a mesma voltou a funcionar.

 Espero que tenham gostado, e que consigam recuperar suas lâmpadas e ajudar o meio ambiente!



7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Todas as que mexi aqui consegui desencaixar, inclusive da FLC. às vezes tem que dar uma forçada, só toma cuidado para não se machucar. Abraços e obrigado pela visita! Lídio

      Excluir
    2. Olá, amigo. Todas as que mexi aqui consegui desencaixar, inclusive da FLC. às vezes tem que dar uma forçada, só toma cuidado para não se machucar. Abraços e obrigado pela visita! Lídio

      Excluir
  2. Parabéns pela inciativa. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. tenho consertado algumas aqui, mas tenho uma curiosidade: se a indústria faz essas lampadas para serem descartáveis, e sabemos que 99,9% vão para o lixo quando param de funcionar, pra que colocam fusível no circuito? alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fusível tem a função única e exclusiva de evitar explosão ou chamas no caso de curto circuito ou ligação invertida, ou fora da amperagem, pra q se preserve os componentes do produto. De alguma maneira é válido o uso do fusível em qualquer componente eletrônico. Minha humilde opinião!

      Excluir