terça-feira, 19 de agosto de 2014

"Eletrificando" um cajón (microfonar cajón com 2 cápsulas de microfone, para bumbo e caixa)

Cada vez que vou tocar, sempre tenho que me preocupar com microfone. Como nunca sabemos o que iremos encontrar pela frente e tenho meus microfones, acabo sempre levando um SM57, SM58 ou algum mic do meu kit de bateria. Numa dessas, acabo tendo que levar também um pedestal mini para microfone de bumbo, e algumas vezes um microfone condenser (do tipo usado para overhead ou Hihat de bateria) para pegas as altas da esteira do cajón.
Já existem os vendidos já microfonados, então resolvi arriscar também fazer isso com o meu. Aproveitei a oportunidade para trocar a esteira de 18 fios que estava com alguns fios cortados, para uma nova e com 24 fios.

Material utilizado:
  • 2 cintas metálicas furadas (das que antigamente eram utilizadas para fixar os tapes e cd players automotivos no painel, ou das utilizadas em postes de cimento para energia elétrica )
  • cintas Helerman
  • Cabo blindado para microfone (2 vivos + malha de blindagem)
  • 2 jacks macho XLR para painel
  • Termo-retrátil
  • Cola para madeira
  • parafusos para madeira
  • arruelas
  • arruela em borracha (podem ser obtidas cortando-se com estilete de uma mangueira de borracha)
  • Ferramentas diversas: ferro de solda, alicates, estanho, chaves de fenda e philips, furadeira e serra copo para madeira, grampeador (do tipo usado por tapeceiros)
 1) Comecei por desmontar o cajón, retirando o tampo frontal (face batedeira), já que o restante é tudo colado. Esse tampo frontal é parafusado, mas existem partes da face lateral e da face inferior também coladas. Da metade do cajon para cima, as faces laterais são somente parafusadas.






2)  Peguei uma das chapas furadas e entortei-a formando um retângulo, onde será fixada a cápsula de microfone para o bumbo. Uni e fizei os cantos com uma cinta.



3) Coloquei 2 arruelas de borracha para absorver possíveis vibrações do cajón, para que essas vibrações não sejam transmitidas para a cápsula do microfone.




4) Fixação da base do kicrofone para o bumbo do cajón a 1/4 de altura.


5) Foto da cápsula utilizada. Trata-se de uma cápsula genérica do tipo "SM-58", chinesa, com um bom custo-benefício. Para quem puder investir mais numa cápsula top, pode utilizar uma cásula de SM-57 da Shure. realizei testes e essa chinesa já quebra bastante o galho.




6) Para o microfone da caixa, utilizei a outra chapa, que no meu caso é um pouco mais estreita, e uni as pontas com cinta para obter uma espécie de retângulo um pouco menor que o primeiro.




7) Microfone preso com cinta.




8) Furação da parte traseira do cajón para fixação dos jacks XLR, que serão utilizados como saída de áudio independente - 1 microfone para a caixa e outro para o bumbo do cajón. Para a furação, utilizei uma serra-copo para madeira.






9) Microfones instalados, com os devidos cabos já soldados nas cápsulas e jack XLR. O microfone possui 3 fios:
- vermelho conectado ao pino 2 do jack
- preto conectado ao pino 3 do jack
- terra (normalmente parafuso central na parte traseira da cápsula) conectado ao pino 1 do jack


10) Cajón com as cápsulas fixadas. após fixadas. Com a ajuda do grampeador, fixei cintas no interior do cajón para prender os cabos.




11) Após teste de funcionamento, fechamento do cajón.











2 comentários:

  1. Muito bom! Você considera a capsula do Shure sm58 a melhor para captação interna de cajons? Estou com essa dúvida. Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
  2. nesta configuração consigo separar o grave e o agudo?

    ResponderExcluir